Prof.Dr.Luis Carlos Figueira de Carvalho

Widgets

Translate this Page
POS GRADUAÇÃO
Por que fazer uma pós-graduação?
Melhorar curriculo
Ver Resultados

  • Currently 2.77/5

Rating: 2.8/5 (2236 votos)




ONLINE
6






FARMACOLOGIA

FARMACOLOGIA

 

Blog da Disciplina

 

Ementa: Introdução dos conceitos básicos de Farmacologia na prática da enfermagem. Estudos dos fármacos utilizados na profilaxia e no tratamento das enfermidades dos humanos. Princípios de Farmacodinâmica: sinergismo, antagonismo e antidotismo. Princípios de Farmacocinética: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Fatores químicos e farmacológicos que modificam a ação e os efeitos dos medicamentos. Drogas que atuam no sistema nervoso autônomo. Drogas que atuam no sistema nervoso central. Terapia da inflamação. Drogas que afetam a função cardiovascular. Drogas que afetam a função gastrintestinal. Quimioterapia das doenças microbianas, parasitárias e virais. Drogas que afetam a função respiratória.

 

Bibliografia

 

HARMAN, J. G.; LIMBIRD, L. E. GOODMAN & GILMAN. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 10.ed. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2001.

RANG, H.D.; DALE, M.M.; RITTER, J.M. Farmacologia. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

SILVA, P. Farmacologia. 56.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

KATZUNG, B.G. Farmacologia Básica e Clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

ASPERHEIM, M. K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

SPRINGHOUSE CORPORATION. Farmacologia para Enfermagem - Série Incrivelmente Fácil. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

KOROLKOVAS, A. Dicionário Terapêutico Guanabara. Guanabara Koogan. Edição 2004/2005. Rio de Janeiro: 2004.

Pub

CONSULTORIA ACADÊMICA: 

Professor e orientador para sua vida acadêmica, que propõe dar suporte didático-pedagógico e orientações para que você almeje seus objetivos, de forma prática e rápida.

Existe duas maneiras de chegar a algum lugar. Uma de forma aleatória, com tentativas de acertos e erros; e, outra, orientada e supervisionada por alguém que conhece o caminho das pedras.