Indo além do básico
Bem-vindo ao quarto e último módulo do nosso curso. A caminhada até aqui foi longa, porém esperamos que esteja sendo de muito aprendizado.
Por este ser um curso para iniciantes, nós não exploramos recursos mais avançados do Moodle. No entanto, aqui estão algumas atividades e configurações que você pode gostar de explorar por conta própria, quando concluir este curso.
- A atividade Laboratório de Avaliação - permite a avaliação por pares.
- A atividade Lição - com seu recurso de caminhos, permite criar um conteúdo personalizado, trilhas de aprendizado por onde o aluno pode seguir.
- Conclusão do curso - para marcar um curso como concluído, seu funcionamento necessita que os critérios de conclusão das atividades estejam configurados.
- Emblemas - uma ferramenta útil de motivação para recompensar o sucesso dos participantes.
A conclusão das atividades também pode ser vinculada a:
- Competências - usado com os Planos de Aprendizagem para reconhecer as habilidades adquiridas;
- Restrição de acesso - permite restringir o acesso aos itens do curso, dependendo de critérios a serem satisfeitos.
Como os estudantes acessam seu curso
Como os estudantes vão acessar seu curso, depende das políticas de sua instituição e do administrador do Moodle. Algumas instituições exigem que seus alunos criem suas contas de acesso, e depois procurem e se inscrevam nos cursos desejados, enquanto outras podem inscrever todos os estudantes automaticamente, em seu curso. Algumas instituições permitem acesso, como visitante aos cursos, outras não.
Como professor, você pode visualizar quais métodos de inscrição estão habilitados, clicando no link "Participantes" no menu de navegação lateral, depois, clicando em "Métodos de inscrição" no menu da engrenagem. Você pode ver quem já está inscrito no seu curso, além de poder adicionar novos estudantes manualmente, clicando em "Inscrever usuários".
Um professor não pode inscrever outro professor dentro do mesmo curso. Você deverá pedir para seu administrador, se desejar compartilhar um curso com um colega professor.
Como salvar e reutilizar seu curso Moodle
Como um professor, você pode fazer uma cópia (um backup) do seu curso para usá-lo, por exemplo, em site pessoal no MoodleCloud, para outro site Moodle da sua instituição, importá-lo como um novo curso dentro do mesmo site que você já utiliza, ou mesmo manter uma cópia segura offline, em seu computador.
Você não poderá abrir seu curso salvo em seu computador, porém poderá fazer isso em outro sites Moodle.
O processo de backup
Para fazer o backup de um curso, você clica no menu da engrenagem, depois em Backup e então siga as instruções que lhes serão apresentadas. Você será perguntado se deseja salvar atividades, blocos, filtros, além de outras opções. Só então, na próxima tela, você poderá selecionar as atividades que deseja fazer o backup (por padrão todas são selecionadas).
Observe que:
- Professores não têm permissão para salvar dados dos estudantes. Você poderá salvar as atividades com seus títulos e descrições, porém sem os trabalhos enviados pelos estudantes. Se você precisar disso, entre em contato com seu administrador;
- Pelos mesmos motivos, você não poderá salvar emblemas, entradas do glossário ou do banco de dados. Estes devem ser salvos e enviados separadamente.
Após clicar no botão Próximo, na parte inferior de cada página, resultará no backup do curso. Junto do backup você verá um link Download, para salvá-lo em seu computador.
O processo de importação
Para adicionar seu curso ao MoodleCloud (para restaurá-lo), vá até o seu site do MoodleCloud como administrador e clique no link Administração do site, na aba cursos e então, no link Restaurar curso.
Envie o arquivo de backup do seu curso, clicando no botão 'Escolha' um arquivo ou arrastando e soltando diretamente na caixa.
Na próxima tela, você selecionará a categoria do novo curso. Talvez você tenha apenas uma categoria, Miscelânea, sem problemas.
Role para baixo em cada uma das páginas seguintes, verificando as configurações e clicando em Próximo e então, finalmente, em Executar a restauração.
Você deverá receber uma mensagem verde de sucesso e então, você poderá ir para seu novo curso recém restaurado/importado.
Backup de curso
Como um professor, você poderá fazer uma cópia (um backup) do seu curso para usá-lo, por exemplo, em site pessoal no MoodleCloud, para outro site Moodle da sua instituição, importá-lo como um novo curso dentro do mesmo site que você já utiliza, ou mesmo, manter uma cópia segura offline, em seu computador.
Você não poderá abrir seu curso salvo no seu computador, mas só poderá fazer isso em outro sites Moodle.
O processo de backup
Para fazer o backup de um curso, você clica no menu da engrenagem, depois em Backup e então, siga as instruções que lhes são apresentadas. Você será perguntado se deseja salvar atividades, blocos, filtros, além de outras opções. Só então, na próxima tela, você poderá selecionar as atividades que deseja fazer o backup (por padrão todas são selecionadas).
Observe que:
- Professores não tem permissão para salvar dados dos estudantes. Você poderá salvar as atividades com seus títulos e descrições, porém sem os trabalhos enviados pelos estudantes. Se você precisar disso, entre em contato com seu administrador;
- Pelos mesmos motivos, você não pode salvar emblemas, entradas do glossário ou do banco de dados. Estes devem ser salvos e enviados separadamente.
Importação/restauração de curso
O processo de importação
Para adicionar seu curso ao MoodleCloud (para restaurá-lo), vá até o seu site do MoodleCloud como administrador e clique no link Administração do site, na aba cursos e então, no link Restaurar curso.
Envie o arquivo de backup do seu curso clicando, no botão 'Escolha' um arquivo ou arrastando e soltando diretamente na caixa.
Na próxima tela você selecionará a categoria do novo curso. Talvez você tenha apenas uma categoria, Miscelânea, sem problemas.
Role para baixo em cada uma das páginas seguintes, verificando as configurações e clicando em Próximo e então, finalmente em Executar a restauração.
Você deverá receber uma mensagem verde de sucesso e então, poderá ir para seu novo curso recém restaurado/importado.
Evolução no uso das ferramentas do Moodle
O fundador e líder de desenvolvimento do Moodle, Martin Dougiamas, escreveu sobre como ele vê a progressão típica que um professor pode passar, conforme aprende a usar ferramentas do Moodle.
"O Moodle precisa ser flexível para atender a uma ampla variedade de necessidades, mantendo-se simples o suficiente para os professores comuns, começarem a fazer bom uso do poder da Internet na construção de comunidades e no aprendizado colaborativo. Minha esperança é que o Moodle possa ser visto como uma caixa de ferramentas onde eles podem começar de maneira simples e natural e progredir, conforme o uso, até a construção de uma comunidade cada vez mais avançada ao longo do tempo. Por fim, gostaríamos de ver os professores envolvidos e apoiados por uma comunidade de colegas."
Vejamos uma progressão típica pela qual um professor pode passar ao aprender a usar as ferramentas do Moodle:
- Colocando os materiais (recursos e atividades);
- Criando um fórum passivo (sem moderação);
- Usando questionários e tarefas (pouco gerenciamento);
- Usando as ferramentas wiki, glossário e banco de dados (conteúdo interativo);
- Mediando discussões nos fóruns, fazendo perguntas, guiando;
- Combinando atividades em sequências, onde os resultados alimentam atividades posteriores;
- Inserindo atividades externas e jogos (recursos da internet);
- Utilizando a atividade pesquisa para entender melhor seu curso e aprendizado dos alunos;
- Usar módulos de avaliação por pares, como o laboratório de avaliação, dando aos estudantes mais controle sobre as avaliações, inclusive estruturando o curso de alguma forma;
- Conduzindo pesquisas, compartilhando ideias na comunidade de colegas que usam o Moodle.
Fonte: Pedagogia no Moodle (abre em uma nova janela).
Tenha seu próprio Moodle. Conheça o MoodleCloud
Com o MoodleCloud, você poderá ter seu próprio ambiente virtual de aprendizagem, gratuitamente. Ele é uma solução hospedada na nuvem, fornecida pela própria equipe do Moodle.
Após criar sua conta, você terá acesso ao seu Portal MoodleCloud, para gerenciar sua conta e seu site, com alguns dos plugins mais populares da comunidade, prontos para usar.
Você poderá escolher entre vários planos diferentes, que escalam de acordo com suas necessidades.
Veja abaixo algumas das funcionalidades disponíveis
Crie cursos incríveis
Crie quantos cursos desejar, usando o enorme catálogo de atividades e recursos do Moodle. Além disso, plugins e recursos adicionais de planos lhe ajudarão a criar espaços de aprendizado on-line divertidos e envolventes.
Amigável para smartphones
O aplicativo oficial do Moodle Mobile se conecta ao seu site MoodleCloud no celular e tablet, para que você possa acessar o conteúdo do curso em qualquer lugar. Disponível no iOS, Android e Windows.
Escalável
Existem soluções para atender a ambientes educacionais de 50 a 500 usuários. Comece gratuitamente, e atualize para um plano maior a qualquer momento. Se você precisar de algo maior, o Moodle poderá conectá-lo a um Parceiro Moodle para obter mais opções.
Certificados customizados
Gere dinamicamente, seus próprios certificados para recompensar os alunos em seus cursos, com base nas condições predefinidas por um professor.
Webconferência
Todos os sites incluem acesso a web conferência BigBlueButton, que possui vídeo, áudio, quadros brancos, compartilhamento de área de trabalho e gravação de sessão.
Monitore seu site
Acompanhe o uso do site MoodleCloud e monitore as estatísticas no portal MoodleCloud. Veja como seu site está crescendo e prosperando com alunos, cursos e envios.
Saiba mais sobre o MoodleCloud
Para saber mais, acesse o site do MoodleCloud em https://moodlecloud.com
Onde conseguir ajuda?
A comunidade do Moodle no Brasil é uma das maiores do mundo. Nosso país está entre os 10 países que mais possuem sites Moodle registrados. Além disso, possuímos vários profissionais dispostos a ajudar em todos os tópicos que compõem o ecosistema Moodle. Professores, gestores, administradores, desenvolvedores, dispostos a colaborar e compartilhar conhecimentos pelos vários meios e canais.
Quando buscar por ajuda, primeiro faça uma rápida busca no Google, para saber se sua dúvida já não foi respondida. Além disso, é possível encontrar muito conteúdo nos canais abaixo:
A comunidade Moodle Brasil
A comunidade Moodle Brasil tem um canal oficial no Telegram, que hoje já conta com quase mil membros. Clique no link para acessar e fazer parte do grupo Moodle Brasil no Telegram
Além disso, a comunidade organiza dois eventos presenciais todos os anos, intitulado MoodleMoot. Você pode acompanhar e se inscrever nas próximas edições através do site https://www.moodlebrasil.org.