MOODLE III

Atividades avaliativas

Bem-vindo ao terceiro módulo do nosso curso.

Neste módulo responderemos a pergunta: Como posso avaliar meus estudantes?

O Moodle possui várias atividades que você pode utilizar para criar avaliações. A atividade 'Tarefa', por exemplo, onde o estudante envia um trabalho para que você possa avaliar posteriormente, além de lhe dar algum feedback.

É possível também criar questionários com respostas pré-definidas, dessa forma, o estudante já recebe sua nota ao terminar de responder o questionário.

As atividades abaixo são conectadas diretamente ao livro de notas do Moodle:

  • Tarefa
  • Base de dados
  • Ferramenta externa
  • Fórum
  • Glossário
  • Lição
  • Questionário
  • SCORM/AICC
  • Laboratório de avaliação

Você pode definir o valor máximo de uma nota das atividades, por exemplo, a Tarefa A vale até 10 pontos e a Prova B vale até 4 pontos. Além disso, você pode ter escalas customizadas.

Dentro do livro de notas é possível agrupar as avaliações em categorias, o que pode facilitar a compreensão e organização.

Por fim, o Moodle possui um poderoso sistema de cálculo de notas. É possível utilizar várias fórmulas para calcular uma nota e criar novos itens de notas.

Quero que meus estudantes enviem trabalhos para avaliação

A atividade 'Tarefa' do Moodle fornece um espaço onde os estudantes podem enviar seus trabalhos para o professor avaliar e fornecer feedback. Economiza papel e é melhor que utilizar o e-mail, uma vez que não terá que localizar os trabalhos dos seus estudantes entre diversos e-mails de colegas ou empresas. Todos os trabalhos ficam organizados em uma página dentro do seu curso.

Você poderá solicitar o envio de um ou vários arquivos ou que o estudante digite diretamente na atividade. É possível que o trabalho seja enviado em grupo, bem como, escolher uma avaliação às cegas ou, em outras palavras, sem que a identidade de quem enviou o trabalho seja exibida. Tarefas podem ter data de entrega e datas limites, que podem ser estendidas, caso necessário.

Como professor, você pode escolher receber lembretes no Painel do Moodle para avaliar os trabalhos. Basta definir uma data em "Lembre-me de avaliar por" quando estiver criando a Tarefa.

Criando questionários

A atividade 'Questionário' do Moodle permite ao professor projetar e construir questionários com uma grande variedade de tipos de perguntas, incluindo múltipla escolha, verdadeiro ou falso e resposta curta. Feedbacks podem ser fornecidos em todos os estágios do questionário e podem ser bem detalhados. Questionários são úteis tanto para avaliações somativas quanto formativas. Com exceção do tipo de questão "Ensaio" (cuja nota deve ser avaliada manualmente), todas os outros tipos de questões são avaliados automaticamente, pelo Moodle.

O tipo de pergunta "Descrição" não é de fato uma pergunta, mas uma área onde você pode adicionar algum texto explicativo, imagens ou mesmo um vídeo para os estudantes visualizarem como parte do questionário.

Quando as perguntas são criadas, elas são armazenadas no Banco de Questões (acessível pelo link "Mais..." no menu da engrenagem) e podem ser reutilizadas em diferentes questionários.

Este curso pode mostrar apenas uma pequena parte do potencial do questionário do Moodle. É altamente recomendável ler a documentação e explorar ainda mais seus recursos.

O laboratório de avaliação

A atividade laboratório de avaliação também é conhecida por avaliação por pares. Apesar de ser uma atividade avançada e não recomendada para usuários iniciantes, seu entendimento é bem simples. Nessa atividade basicamente, os estudantes precisam enviar a atividade e avaliar uns aos outros.

A atividade possui várias fases:

  • Os estudantes enviam o trabalho especificado pelo professor;
  • Cada estudante recebe trabalhos produzidos por outros estudantes. Essa alocação de trabalhos pode ser automática ou manualmente, feita pelo professor;
  • Usando um guia de avaliação especificado pelo professor, os estudantes avaliam os trabalhos uns dos outros;
  • O professor não atribui nota, mas pode verificar e modificar notas, caso seja necessário;
  • Os estudantes recebem duas notas: uma para a submissão e uma para a avaliação que fez.

Abaixo são descritas as fases do fluxo de funcionamento da atividade.

Fase de configuração


Primeiro o professor configura a atividade.

Fase de configuração da atividade Laboratório de avaliação

Assim como outras atividades, você deve informar o nome, que é o que será exibido para os estudantes na página do curso, além disso, é essencial adicionar a descrição. A atividade Laboratório de avaliação possui muitas outras configurações como, instruções para envio, método de avaliação e prazos de envio e avaliação. Em caso de dúvidas, consulte a documentação do Moodle relativa a esta atividade.

A fase de envio


Durante a fase de envio os estudantes deverão enviar suas atividades, semelhante como funciona na atividade do tipo 'Tarefa', pois aceita o recebimento dos trabalhos, tanto por envio de arquivos quanto digitando o texto diretamente do Moodle, vai depender de como o professor configurou.

Fase de envio dos trabalhos

Após o encerramento da fase de envio, o sistema poderá automaticamente alocar, os envios para os avaliadores, ou seja, o sistema poderá definir quais atividades cada estudante deverá avaliar. Isso deverá estar previamente configurado pelo professor, caso contrário, ele deverá alocar manualmente, cada trabalho para cada estudante responsável por avaliar.

A fase de avaliação


Na fase de avaliação os estudantes deverão avaliar seus pares. O professor configura quantos estudantes cada um deverá avaliar. Além disso, um estudante que não enviar seu trabalho,não poderá nem avaliar outro estudante nem ser avaliado.

Como avaliar


Ao acessar a atividade, o estudante irá se deparar com uma página semelhante a da imagem abaixo, onde serão exibidos as atividades alocados para si.

Tela onde o estudante escolhe quem avaliar

O estudante então, deve clicar no botão avaliar, referente a atividade que deseja avaliar.

Na página de avaliação o estudante avaliará a atividade enviada, de acordo com os aspectos definidos. O professor, no momento de configuração da atividade, deve definir quais aspectos os estudantes devem avaliar, dando notas separadas, de acordo com cada aspecto. No nosso exemplo, os aspectos definidos são:

  • Aspecto 1: Você deve avaliar a definição do recurso escolhido. Analisando se a resposta de fato condiz com as funcionalidades do recurso.
  • Aspecto 2: Neste espaço você deve avaliar a proposta de utilização do recurso, analisando se de fato ele se aplica ao que foi apresentado.

Tela onde o estudante avalia

Além das notas por aspecto, também é possível adicionar um feedback por aspecto, além de um feedback geral.

Finalização e notas


Após o final da fase de avaliação, o sistema irá calcular as notas dos estudante e então, irá atualizar o livro de notas.

 

O livro de notas

Cada curso no Moodle tem um livro de notas, que pode ser acessado pelo link 'Notas' no menu de navegação lateral. Estudantes também podem vê-lo, mas visualizam apenas suas próprias notas. Professores visualizam uma lista dos participantes do curso com suas notas em cada atividade. (Estudantes podem ver suas notas em todos os cursos, através do link "Notas" no menu do usuário, no canto superior direito).

Por padrão, o livro de notas mostra apenas as notas dos estudantes. Se professores realizam atividades avaliativas, normalmente suas notas não serão exibidas.

Notas podem ser editadas e adicionadas manualmente, no livro de notas. Também é possível agrupar atividades avaliativas em categorias e ter a nota total da categoria, bem como, a nota total do curso.

O Moodle possui uma escala de notas padrão de 1 a 100, além disso, professores também podem criar suas próprias escalas personalizadas e aplicá-las às atividades.

Notas podem ser importadas e também exportadas para uma planilha para análises detalhadas.

Explorar todas as funcionalidades poderosas do livro de notas do Moodle vão além do escopo deste curso,  recomendamos ainda, ler a documentação e explorar ainda mais suas possibilidades.

 

Relatórios do curso

 

Como um professor, você pode ver o que seus alunos estão fazendo e quando. O Moodle fornece logs e relatórios de atividades para seu curso, que você pode acessar, clicando no link "Mais..." do menu da engrenagem. Você pode não só visualizar quem e quando acessou algum conteúdo durante um período de tempo específico, como pode também, filtrar os relatórios para checar se estudantes específicos postaram no fórum ou visualizaram um glossário, por exemplo.

Uma vez que estiver mais familiarizado com o Moodle, você poderá usar relatórios de conclusão de atividades e competências, se estiverem habilitados em seu site.

 

 QUESTÕES AVALIATIVAS